O cuidado com nosso Patrimônio Histórico


Do alto da escadaria ou talvez melhor dizendo, do alto da arquibancada que tem como palco as Ruínas de São Francisco, numa ensolarada tarde de sábado a vista que se tinha em direção ao Largo da Ordem era essa que publico hoje.

Ela revela diversos ícones do nosso patrimônio histórico, alguns públicos, outros privados. Nessa direção todos bem conservados, nas minhas costas nem tanto, mas todos únicos, insubstituíveis para a história de Curitiba. Se um ruir, queimado ou derrubado, o que subirá em seu lugar será meramente uma réplica, um clone que não contará a mesma história, será apenas um lembrete de que um dia algo muito mais importante esteve no seu lugar.

Por isso não existem ítens do nosso patrimônio histórico que sejam desimportantes, todos são únicos e precisam de cuidado, pois são eles que diferenciam a nossa cidade das outras, são eles que prestam homenagem à todas as pessoas que suaram para construir Curitiba. Cuidar do patrimônio histórico não é algo divertido, é algo muito, muito sério!

Comentários

  1. Concordo plenamente, um povo que respeita e valoriza sua história não pode deixar que ela se acabe em vandalismo e descaso dos poderes públicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas