Casa Frederico Kirchgässner e o Rosto da Cidade






O Rosto da Cidade é um programa de revitalização urbana em parceria com a iniciativa privada que tem como objetivo a recuperação e preservação do Centro Histórico de Curitiba.

Dividido em seis etapas será realizada a limpeza de pichações e a execução de nova pintura com aplicação de resina especial que facilita a manutenção dos imóveis inseridos no programa.

A Casa Frederico Kirchgässner, na Rua Treze de Maio, é o primeiro imóvel particular a ser pintado e receber a resina antipichação pelo programa. Os trabalhos começaram limpando a pichação e restaurando as cores originais da casa modernista, projetada em 1929 pelo arquiteto alemão que dá nome à construção.

“O nosso programa quer preservar do vandalismo o Rosto Histórico da Cidade de Curitiba, num perímetro que vai do Alto de São Francisco até a velha Estação, do Passeio Público até as ruas XV e Comendador Araújo”, explica o prefeito Rafael Greca.

A atuação em imóveis particulares é permitida após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba. Estão em fase final os trabalhos de restauro dos imóveis públicos, inseridos na primeira etapa do programa. Tratam-se de um total de 16 construções, além das trincheiras da Rua Treze de Maio, Travessa Nestor de Castro e Alameda Augusto Stellfeld.

Comentários

Postagens mais visitadas