Já comeu uma torta Panc?


Há poucas semanas assisti a uma palestra sobre PANC (Plantas alimentícias não convencionais) e achei bem interessante. A palestrante levou uma série de flores, folhas, talos e bulbos que já foram no passado parte da dieta de muitas gente, mas que a industria alimentícia ao longo do tempo, foi restringindo o acesso em massa à muitos deles e vários desapareceram das mesas das pessoas e muitos hoje consideram "mato" essas plantas.

Do site ECycle retirei o seguinte parágrafo: "... antigamente as plantas alimentícias não convencionais eram consumidas, mas a falta de contato com a natureza que a vida na cidade proporcionou principalmente a partir do século XX, esses alimentos começaram a ser esquecidos. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos..."

Fui na feira de orgânicos do Passeio Público na semana seguinte à palestra e num trailer de alimentação, pedi um café com leite e uma torta panc. Dos ingredientes que me lembro que estavam na torta, a urtiga era uma delas. A torta não é exatamente lindona, mas sem dúvida é gostosa e faz pensar que muita coisa que a gente despreza e descarta, pode ser consumido na forma de saladas, cozidos, tortas ou pelo menos, num caldo base.

Há livros e muito material sobre esses alimentos. Dê uma pesquisada e quem sabe, inclua alguns na sua dieta.

Comentários

Postagens mais visitadas