Menos uma parte da Casa Dalla Stella









Quando estive com o USK Curitiba em 2015 para desenhar essa linda (por dentro e por fora) casa de madeira com lambrequins no Alto da XV, a Casa Dalla Stella, a antiga fábrica de móveis que havia no terreno já estava com a estrutura comprometida, com o telhado e o piso cedendo.

Recentemente soube que eles tiveram que demolir a antiga fábrica por questões de segurança. Passei por lá e ainda consegui registrar um pequeno trator que deve ter sido utilizado na demolição.

A casa foi construída por imigrantes italianos por volta de 1880, em madeira de pinho do Paraná (Araucária). Construído pela família Dalla Stella, com o estilo dos imigrantes daquela época, o núcleo, mais tarde ampliado, ocupava um pequeno espaço da extensa propriedade, onde hoje se encontram parte das ruas Amintas de Barros e 21 de Abril.

As fotos que publico hoje mostram a casa quando a visitei em 2015, as que mostram a fábrica já demolida e sem dúvida a foto mais sensacional é a preto e branca (não sei precisar a data) na qual vemos a casa no seu auge de ocupação e conservação. Nessa foto vemos a família perfilada na frente da casa, em cuja varanda percebemos fantásticas pinturas. Mais ao fundo, vemos a fábrica de móveis, com alguns funcionários segurando a bandeira do Brasil, e atrás dela, um inusitado cavalo com uma pessoa de uniforme prestando continência. Show demais!!

A aquarela que publico hoje foi feita pelo amigo Raro de Oliveira especialmente para o meu livro, onde essa casa entra em destaque.

Enfim, o temo avança feito um trator e vai mudando tudo. 

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas