A Primeira Igreja Batista de Curitiba



Por alguns anos, de 1978 à 1980, diariamente eu passava pela Avenida Batel de ônibus, indo e voltando do Colégio Rio Branco onde estudei da 6ª até a 8ª série. Do ônibus observava a obra da PIB de Curitiba que parecia interminável.

Não conhecia sua história com mais detalhes até hoje, quando no site da PIB busquei informações para acompanhar a foto de hoje, que do meu celular fiz há poucas semanas.

A história da Primeira Igreja Batista de Curitiba começa no início do século passando quando o missionário Robert Pettigrew deixou os Estados Unidos e veio para o Brasil, fixando-se em Alagoas, onde conheceu o pastor Manoel Virgílio de Souza.  Robert Petigrew logo foi transferido para o litoral do Paraná, organizando as primeiras igrejas em Paranaguá e Antonina. 

A convite de Pettigrew, em 1912 Manoel Virgílio vem para Paranaguá com toda sua família e logo subiu a serra, organizando em 13/05/1914 a PIB Curitiba, tendo Pettigrew como pastor. A sede mudou-se para a rua Aquidaban (Emiliano Perneta) onde mais tarde a área foi ocupada pela Direito de Curitiba e o Novo Ateneu.

Em 1923 um novo prédio começou a ser construído na Visconde de Guarapuava com a Westphalen, inaugurado em 1924. 

Com o passar dos anos, o crescimento da igreja e a degradação do antigo prédio demandaram uma nova sede, que passou a ser buscada. Em 1977 Maria Matarazzo ofereceu e vendeu à igreja o terreno onde hoje foi construído a sede atual. Em 1978 um ginásio de esportes foi construído, abrigando também a igreja. Nos anos de 1990 a construção ganhou força, tendo suas etapas sendo vencidas passo à passo e em 2014 o templo foi finalizado com mais de 13 mil metros quadrados de área total. Atualmente a PIB Curitiba conta com 11 mil membros.

Todas as informações aqui prestadas foram obtidas do site da PIB Curitba, onde poderão encontrar essa história e muitas outras informações em detalhes. 

Comentários

Postagens mais visitadas