Enquanto isso em Gothan City ...





Fruto da vontade do então prefeito João Moreira Garcez, projeto de Eng. Eduardo Fernando Chavez, ergue-se aquele que já foi considerado o terceiro maior arranha-céu do Brasil, construído a partir de empréstimos particulares numa ânsia de evocar inovação e crescimento econômico.

A obra, iniciada no ano de 1927, partiu de uma fundação com troncos de eucaliptos embebidos em óleo cru e de um sistema de vigas superarmadas, o que permitia grandes vãos internos. Sua conclusão se deu em três etapas: uma primeira que o inaugurou em 1933, revelando os cinco primeiros andares e um subsolo; uma segunda em 1937 que atingiu o sexto andar; e somente vinte anos mais tarde chegou ao oitavo. 

Tais ampliações aconteciam por conta de uma lei que oferecia dedução tributária para aquele que fosse o prédio mais alto da cidade, um claro incentivo à verticalização.

O edifício construído para uso comercial e institucional recebeu importantes estabelecimentos, como a sede do Consulado da Alemanha e a Federação Paranaense de Futebol. Em 1982, já deteriorado, o imóvel foi adquirido pelo Grupo Hermes Macedo dando início a uma obra de restauração coordenada pelo arquiteto Eduardo Guimarães.

Com a restauração concluída em 1988, foi reinaugurado como loja de departamentos, levando o nome de Shopping Garcez. Em 2003, a administração do local foi assumida
pela Faculdade Internacional de Curitiba.

O edifício é uma construção inspirada no art déco como visto na disposição das colunas e na geometria do coroamento, que evidenciam a verticalização. O Garcez apresenta ainda a inserção de elementos paranistas, como pinhões geometrizados presentes ao longo da fachada e em detalhes internos nas esquadrias do átrio, uma linha com frisos bem evidentes parece denotar a ampliação decorrente.

A cor bruta do cimento predomina e incorpora certo peso à volumetria remetendo à atmosfera ficcional de Gotham City.

Texto: Guilherme de Macedo

Comentários

Postagens mais visitadas