E o Zequinão segue fechado
Passar pela Rua Fagundes Varela e pela Mercearia Zequinão é algo que faço quase que diariamente (menos agora com o isolamento). A primeira foto da mercearia eu fiz no último 02/06 e há tempos a mercearia está fechada. Espero que o motivo seja apenas o cuidado que o Sr. Zequinão está tendo para preservar a sua saúde.
As outras fotos de hoje eu fiz em 2017 quando estivemos na mercearia com amigos artistas para desenhar esse lugar tão nostálgico. Na época o Sr. Gabriel Zequinão ou Alceu ou Varanda (apelido que nem ele sabe de onde veio), me disse que nasceu na casa onde hoje mora e que era dos seus pais. Seu irmão e seu pai tiveram a ideia de abrir o pequeno armazém que ele cuida com grande dificuldade, uma vez que os grandes mercados praticamente acabaram com os pequenos comércios. Disse também que o hoje bairro Jardim Social era conhecido há muito tempo como o bairro dos pobres e que a super movimentada Fagundes Varela de hoje recebia tráfego apenas de carroças e quase tudo ali era desabitado.
No seu terreno ele me mostrou a frondosa jabuticabeira que tem mais de 50 anos, que foi plantada pelo seu pai e que hoje atrai pássaros e pessoas que "pegam" os frutos e terminam por quebrar o pequeno muro de concreto.
Espero que o Zequinão esteja bem e que logo, uma vez terminada a pandemia, ele possa voltar a vender sua lenha, sua cachaça e seus ovos, voltando a ser um local de encontro de velhos amigos para uma boa conversa.
Pelo menos não está mais com pichações!
ResponderExcluir