Curitiba do Alto
Estive ontem no Solar do Barão para ver a exposição e lançamento do livro "Curitiba do Alto" de Lucas Pontes. Tanto a exposição, com impressões enormes e maravilhosas, quanto o livro são muito especiais.
O livro literalmente nos leva à um voo sobre a nossa capital e mesmo de longe e do alto, me vejo lá em baixo feito uma formiguinha, olhando e registrando de perto, o que o Lucas com muita sensibilidade e poesia registra do alto.
Falei rapidamente com o Lucas e ele me disse que esse projeto existe desde 2013, inicialmente com muito esforço e vários "nãos", iniciou o registro a partir do topo de prédios (prontos ou em execução). O livro na época não encontrou seu momento, o que recentemente aconteceu via lei de incentivo à cultura da Prefeitura de Curitiba.
O livro com a coordenação e fotografias do Lucas Pontes, curadoria de Milena Costa de Souza e Pedro Vieira, projeto gráfico de João Marcelo Leal, foi lindamente impresso na Corgraf pela editora Voar.
Uma sugestão. Apesar de no final do livro encontrarmos a legenda de cada fotografia, sugiro que de forma lúdica tente localizar cada uma das imagens, baseado no que você conhece de Curitiba. Irá surpreender-se com o quando a cidade nos é familiar e o quanto nossos ícones da arquitetura curitibana são essenciais para essa sensação de pertencimento.
E como boa formiguinha, aproveitei a ida ao Solar do Barão para fazer mais algumas fotos lá do "alto"do piso superior e que publico aqui hoje.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.