Quadrigêmeas curitibanas
Esse conjunto de casas, que se fossem pessoas poderiam ser identificados como quadrigêmeos não idênticos, estão espalhados por Curitiba e fica evidente que uma baseou-se na outra, sem que eu saiba exatamente quem veio primeiro.
Duas são de madeira e duas são de alvenaria. Pela ordem das imagens, ficam nos seguintes bairros: Jardim Social, Alto da XV, Água Verde, Ahú.
Conheço um pouco a história da casa de madeira da segunda imagem, que acho a mais bonita e mais bem conservada das quatro.
Em 2017 estive com o USK Curitiba na rua Reinaldino de Quadros no Alto da XV para desenhar um conjunto de casinhas de madeira, dentre elas essa de madeira com um sotaque modernista. Enquanto fotografava a casa, tive a oportunidade de rapidamente conversar como dono dela. Comentei com ele que o desenho da casa era pouco comum se comparado com a maioria das casas de madeira de Curitiba. Ele então me contou que ele e sua esposa estavam caminhando pela Avenida Nossa Senhora da Luz e viram uma casa em alvenaria da qual gostaram muito (a da primeira imagem). Fizeram um rápido esboço da fachada e entregaram para um mestre carpinteiro, que construiu o lar dos casal e filhos no Alto da XV.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.