Quadrigêmeas curitibanas

 



Esse conjunto de casas, que se fossem pessoas poderiam ser identificados como quadrigêmeos não idênticos, estão espalhados por Curitiba e fica evidente que uma baseou-se na outra, sem que eu saiba exatamente quem veio primeiro.

Duas são de madeira e duas são de alvenaria. Pela ordem das imagens, ficam nos seguintes bairros: Jardim Social, Alto da XV, Água Verde, Ahú. 

Conheço um pouco a história da casa de madeira da segunda imagem, que acho a mais bonita e mais bem conservada das quatro. 

Em 2017 estive com o USK Curitiba na rua Reinaldino de Quadros no Alto da XV para desenhar um conjunto de casinhas de madeira, dentre elas essa de madeira com um sotaque modernista. Enquanto fotografava a casa, tive a oportunidade de rapidamente conversar como dono dela. Comentei com ele que o desenho da casa era pouco comum se comparado com a maioria das casas de madeira de Curitiba. Ele então me contou que ele e sua esposa estavam caminhando pela Avenida Nossa Senhora da Luz e viram uma casa em alvenaria da qual gostaram muito (a da primeira imagem). Fizeram um rápido esboço da fachada e entregaram para um mestre carpinteiro, que construiu o lar dos casal e filhos no Alto da XV. 

Se há mais dessas casas espalhadas por Curitiba não sei, mas seria divertido encontrar mais algumas dessa família de gêmeas não idênticas.

Comentários

Postagens mais visitadas