Aeroporto Internacional Afonso Pena




O traçado da pista do aeroporto é o mesmo da época da 2ª Guerra Mundial, quando ele era a Base Aérea Afonso Pena.

Em 1946, a aviação civil passou a operar na base com voos regionais e internacionais, sendo construída uma estação de passageiros utilizada até 1959, quando foi inaugurada nova estação de passageiros. Em 1974, a Infraero assumiu o aeroporto e, em 1977, foi concluída a ampliação do terminal de passageiros.

Em 1996, com a construção do novo aeroporto, ele passa a ser internacional. As pistas têm 2.215m x 45m e 1.800m x 45m, e dispõe de 14 posições para estacionamento de aeronaves. O estacionamento de veículos do aeroporto possui 688 vagas não cobertas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena está localizado a 18 km do centro da cidade de Curitiba.

Uma característica do Aeroporto Afonso Pena é o fato de que no inverno é extremamente comum o mesmo fechar por falta de visibilidade. Talvez pelo fato de ter sido uma aeroporto militar, escolheram à dedo um local em que o aeroporto ficasse naturalmente camuflado (brincadeira, mas quem sabe!).
Fonte: Infraero.

Quem foi Afonso Pena? Afonso Augusto Moreira Pena, foi o único membro do Gabinete Imperial de D. Pedro II que se tornou-se Presidente da República do Brasil. Afonso Pena foi eleito presidente da república, em 1 de março de 1906, obtendo a quase totalidade de votos. Obteve 288.285 votos contra 4.865 votos de Lauro Sodré e 207 votos de Rui Barbosa. Modernizou as forças armadas e investiu bastante em infraestrutura viária. Acabou falecendo durante o mandato, em 15 de junho de 1909.
Fonte: Wikipedia.

Comentários

Postagens mais visitadas