Travessuras ou gostosuras?



O Halloween é uma festa de origem celta, e portanto tipicamente britânica e americana, comemorada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos..
Sua origem data de mais de 2500 anos. O povo celta acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

A vela na abóbora tem sua origem no folclore irlandês, por conta de uma lenda sobre um homem chamado Jack, que enganou o diabo várias vezes e que depois de morto, foi impedido de entrar no céu e também no inferno. Meio com dó da alma vagante, “aquele que não ri” lhe deu uma brasa única para que ele pudesse iluminar sua passagem pela escuridão. A brasa era colocada dentro de um nabo. Quando os imigrantes foram para a América, os nabos foram substituídos por abóboras por serem mais abundantes. São conhecidas por Jack O'Lantern.

O Halloween não tem muito significado para a cultura Brasileira, tanto que o governo criou para esse mesmo dia o Dia do Saci (que tem relação com nosso folclore, mas que também não é comemorado). Como somos bastante influenciados pela cultura americana (pelos filmes) e as escolas de inglês do país acharam interessante trazer essa festa para seus alunos, hoje em dia não é incomum vermos o Halloween sendo comemorado no Brasil.
A foto é da escola de inglês Phil Youngs do Alto da XV em Curitiba. Essa casa em principio seria transformada no museu Potty Lazzarotto, mas o projeto nesse local foi abandonado por falta de apoio.

Comentários

Postagens mais visitadas