As galerias comerciais de Curitiba: Galeria Tijucas



Junto com a Suissa, a Galeria do Edifício Tijucas (Avenida Luiz Xavier, 68) é das mais conhecidas e freqüentadas de Curitiba, não só pelo Tabelionato Marques (aberto na década de 60) em uma das pontas, ou por dar acesso ao gigante prédio comercial e residencial que dá seu nome, mas também, por ser a galeria da Boca Maldita e por oferecer a essa, o seu cafezinho oficial no Café da Boca, inaugurado em 1965.

Quem mora em Curitiba há tempos, deve lembrar-se que todos os dias ao entardecer, um advogado saia à janela de seu escritório no Edifício Tijucas e oferecia à cidade, uma apresentação de música, tocando com maestria o seu trompete. Quem morava por perto (como eu), acostumou-se com esse som todos dias e era muito comum, pessoas paradas debaixo do Tijucas, procurando o músico. O trompete calou-se e não achei referências sobre seu destino.

A galeria dispõe de vários estabelecimentos comerciais, como escritório de advocacia, clínica médica, odontológica, farmácia, imobiliária, lanchonete, casa lotérica, loja de perfumes, estética, costureira e alfaiate, aliás, o único alfaiate que visitei em Curitiba trabalhava nesse prédio. Lá meu pai mandava ajustar seus ternos. O Tijucas já foi reconhecido na década de 70 como reduto dos alfaiates, dentre eles com 74 anos, o alfaiate Ferdinando Nardelli trabalha no Tijucas desde 1958. Ele hoje é um dos 18 alfaiates que ainda trabalham no prédio.

Comentários

  1. Olá, Washington,
    já estou por aqui. Sua fotos e textos são valiosos para mim, que sou nostálgica por natureza.

    ResponderExcluir
  2. fiquei sabendo que uma vez por ano vem dentista de Sao Paulo na galeria suissa,alguem sabe me dizer em que mes eles vem...quero arrumar meus dentes e nao tenho condiçoes...por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  3. Nunca soube dessa informação. Sugiro que na internet dê um google na Galeria Suissa, provavelmente encontrará o telefone da administração da galeria. OK?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um escritório na Galeria Tijucas! Trabalho com E-commerce e desenv. de websites

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcio. O edifício e galeria Tijucas deve ter milhares de histórias para contar de Curitiba.
    Aliás, seu comentário vem bem a calhar. Eu tenho a maior vontade de conseguir acesso ao topo do edifício Tijucas para de lá, fazer fotos da Rua XV e da Curitiba que se vê lá de cima. Você teria algum contato na administração do condomínio que pudesse me autorizar esse acesso?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. uma mulher foi estuprada nessa galeria a 30 anos atras o fila da puta acabou com a vida dela e ainda a seguiu ate no colégio no outro dia onde ela o reconheceu na escadaria de entrada ela parou ate de estudar por causa desse demônio, mais uma confissão de uma amiga prum amigo lastimavel

    ResponderExcluir
  7. Takeuchi, o músico chama-se Jose Carlos Michelli e ele era dentista. Faixa preta em judo. Procure ass. Kodokan de judô

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas