As galerias comerciais de Curitiba: Galeria Asa e Galeria Osório


GALERIA DO EDIFÍCIO ASA
Se a Galeria Ritz é a única com entradas em desnível, a Galeria do Asa (Rua Voluntários da Pátria, 475) é a única com 3 pontos de acesso: pela Praça Osório, pela Voluntários da Pátria e pela Al. Dr. Carlos de Carvalho. Por ter morado no Asa por 12 anos, a Galeria do Asa é para mim a mais familiar. A movimentação diária na galeria é intensa pois além dos estabelecimentos da galeria tais como cabeleireiros, bares, agência de turismo, lojas variadas e portaria dos três blocos do Asa, a galeria dá acesso à dois blocos residenciais e um bloco comercial, todos com 22 andares. Creio que não há o que não se possa ser encontrado no Asa em termos de prestação de serviços.
Um de seus síndicos mais folclóricos foi o Dr. Zarur (já falecido), responsável pelo visual peculiar que até hoje permanece na galeria. A galeria foi inaugurada em 1954.




GALERIA OSÓRIO
Galeria General Osório (Praça General Osório, 333) oferece 33 lojas como salão de beleza, lan house, antiquários, produtos naturais, informática, ótica, confecções, jóias e cópias xerográficas. Localiza-se entre a Praça Osório à Alameda Dr. Carlos de Carvalho.

Dessa galeria lembro-me da primeira (e acho que única) enorme pista de autorama de Curitiba, que ficava montada onde hoje há uma praça de alimentação. Não tenho certeza, mas acho que essa pista pertencia a Lima Hobbies, que se mudou para o Shopping Estação. Nessa galeria funcionava a barbearia (que já não existe) que meu pai freqüentou por décadas até falecer o seu barbeiro. O mais antigo comerciante da Praça Osório é o Sr. Nelson Lehmkhul, há mais de 35 anos concertando relógios no local. O prédio pertence à família Demeterco, antiga proprietária do vizinho e ainda existente Mercadorama.

Comentários

  1. Corri muitas vezes nessa pista de autorama nos anos 70 quando era criança!!! doces lembranças das tardes com meus amigos...a pista não era da Lima, era de uma outra pessoa. O barbeiro meu pai frequentava e eu também cheguei a cortar cabelo lá, tinha uma cabelereira bem na frente da pista onde minha mãe ia!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas