A incrível casa da Dona Isomira





Um amigo que pedala centenas de quilômetros toda semana, esteve uma vez na Estrada do Marmeleiro em Almirante Tamandaré e nela fotografou uma casa absolutamente incrível. Peguei as dicas de como chegar lá e ontem fomos conferir de perto. Assim que chegamos, avistamos na janela duas senhoras. Do portão perguntei se poderia fotografar a casa e a senhora pediu que aguardasse um pouco, pois ela gostaria de conversar. 
Seu nome é Isomira Dalprá Trevisan, uma senhora muito querida que nos contou um pouquinho da sua história. Disse ela que mora nessa casa há 68 anos, que seu sogro (cujo nome imagino ser Antonio Eduardo Trevisan) comprou de João da Costa Cabral, que a teria construído há mais de 110 anos. A parte de baixo da casa é construída em estuque e as duas estruturas idênticas da parte superior são feitas em madeira. No andar de baixo funcionava uma loja de secos e molhados desde o tempo da construção, passando para a família da dona Isomira. Disse ela  que as mercadorias chegavam à eles no lombo de burros e ali eram revendidas para toda vizinhança. Dona Isomira tocou o negócio depois do seu pai por mais 16 anos, quando conseguiu um emprego no estado e fechou a loja. Hoje dedica-se a cuidar da casa (que é protegida pelo município) e aos eventos da igreja, onde ela é conhecida por ser muito falante e por tornar tudo mais alegre. A foto que apresento da Dona Isomira hoje dá uma pequena idéia do quanto ela é simpática.

Comentários

  1. É linda! Adoraria um dia fazer um desenho dessa beleza de casa, Takeuchi.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima construção, que em nada perde para a simpatia da senhora Isomira!

    Alex

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Antonio Eduardo Trevisan, meu avô, era sogro e não pai da tia Isomira! É uma bela casa mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Minha esposa, que conversou mais do que eu com a sua tia, me avisou do erro e eu já corrigi. Se me permite, você teria mais informações sobre a casa? Pelo que entendi da D. Isomira, a casa é protegida pelo município. Seria algum tipo de lei municipal de tombamento?
      Obrigado pelo contato!

      Excluir
  4. What a beautiful house and garden, and such a lovely lady.

    ResponderExcluir
  5. Essa é a minha foto preferida! Lugar estupendo! A casa faz a gente sonhar!!! Parabéns! Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas