Circulando pela Estrada do Marmeleiro




Publico hoje algumas imagens que podemos encontrar na Estrada do Marmeleiro em Almirante Tamandaré. A edificação de madeira é a Escola Rural Municipal Ver. Osvaldo Avelino Trevisan, com duas salas de aula.
Nas outras fotos as muitas, muitas araucárias que podemos apreciar pelo caminho. Uma delas mostra o que parece ser uma floresta de araucárias (fiquei imaginando o propósito).
Hoje esclarecido o mistério da floresta. Um leitor muito gentilmente comenta que essas árvores "não formam uma floresta de araucárias, mas sim uma plantação de pinus elliotti. Apesar de ter um efeito visual bonito, essas plantações são uma praga para o ecossistema local pois empobrecem o solo e promovem uma competição desigual com a flora nativa". Agradeço pela informação.

Comentários

  1. Tudo lindo demais, nesta e na poetagem anterior.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lugar maravilhoso!! Que paisagens lindas, quanta história....

    ResponderExcluir
  3. Tive a benção de nascer num local de florestas nativas de araucárias, que infelizmente foram dizimadas pela sanha madeireira e o uso do solo para atividades agropecuárias.

    Do pouco que conheço do mundo eu posso afirmar - e não sei se é só por ufanismo à minha terra natal - que não existe floresta mais bela.

    O meu sonho de consumo, vejam só, é ter uma casa aconchegante num terreno grande, com pelo menos uma araucária centenária a nos fazer sombra. É um sonho difícil nas cada vez mais apertadas e verticalizadas cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Julio, realmente está cada vez mais difícil realizar esse sonho, a não ser que você adquira uma das chácaras nessa região do Marmeleiro.

      Excluir
  4. Caro Washington, desculpe a intervenção, mas as árvores que você se referiu (pelo menos na última foto) não formam uma floresta de araucárias, mas sim uma plantação de pinus elliotti. Apesar de ter um efeito visual bonito, essas plantações são uma praga para o ecossistema local pois empobrecem o solo e promovem uma competição desigual com a flora nativa. De qualquer maneira, há muitas araucárias centenárias na região do Marmeleiro, e a área é realmente muito bonita e tranquila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas