O Vagão do Armistício e o Sr. João Lazzarotto






Ontem aconteceu um encontro que considero importante por vários motivos: o Croquis Urbanos de Curitiba visitou o Vagão do Armistício.
Sob quais aspectos eu considero esse encontro importante. Primeiro pelo fato de mais pessoas conhecerem o Vagão e sua história. Também pela oportunidade de termos um patrimônio da história de Curitiba registrado sob os olhares e mãos tão talentosas do pessoal dos Croquis. E por fim, pela possibilidade de despertar nas pessoas que comandam os governos estadual e municipal, um movimento para pensar com muito carinho na criação de um espaço profissional (um instituto, um museu) dedicado exclusivamente à Poty Lazzarotto, para guarda, mostra e preservação do legado do nosso maior artista e que como nenhum outro, imprime a sua marca em Curitiba e tem relação profunda com a história da nossa capital.
Muito, muito gentilmente o Sr. João Lazzarotto, irmão de Poty, abriu pessoalmente o seu cartório no Cajuru, num domingo, para que os Croquis tivessem a oportunidade de embarcar nesse tesouro da história de Curitiba.
Conversei brevemente com o Sr. João e disse ele que seus avós em 1850 compraram essa grande área onde hoje está instalado o cartório. Ali, seu avô e seu pai, trabalharam na rede ferroviária e sua avó, tinha uma licença para plantar e comercializar flores. Uma área enorme era tomada pelos seus copos-de-leite, que seu João ajudava a colher. Bem mais tarde, o restaurante no Vagão do Armistício passou a ser tocado pela Dna. Júlia e o seu Isaac, até 1950, numa história que se entrelaça com a história de Poty, da gastronomia, cultura e política de Curitiba.
Farei outros posts sobre esse encontro que foi muito especial!

Comentários

  1. Muito bom, devo ter visto um pouco desse lugar em uma matéria de TV, bom relembrar essas histórias, principalmente através dos olhares e mãos de pessoas tão talentosas.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. O livro "Ruas e histórias de Curitiba" de Valério Hoerner Júnior, infelizmente já esgotado, tem muita informação sobre o Vagão do Armistício. Espero que se torne realmente um espaço para a memória do Poty.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas