Uma casa de madeira e seu galo



Procurando um lugar para estacionar perto do Pollo Shop no Alto da XV, acabei estacionando ao lado dessa casa de madeira na Rua Dias da Rocha Filho na esquina com a Fernandes de Barros. Apesar da casa ser bem interessante, o que realmente chamou a minha atenção foi o canto de um galo e lá estava ele, se sentindo o galo, na varanda da casa. Na janela lateral, vi pela janela uma senhora que parecia estar cozinhando na companhia de um gato.
Uma triste, mas importante contribuição para esse post feita pelo leitor Dráuzio Almeida, pode ser conferida na matéria da Gazeta do Povo no seguinte link.

Comentários

  1. Que flagrante lindo! Pena que não tenha fotografado a mulher cozinhando ao lado do gato.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do capricho da construção. Detalhes que resistem, como as colunas feitas para dar uma certa imponência aos que chegam, o caimento do telhado, o teto da varanda e a janela do sótão.

    Na esquerda talvez uma caixa de fusíveis. A lâmpada moderna fixada no que um dia foi uma bela luminária é o que destoa do conjunto. Uma escada que resistiu à passagem dos passantes, mas não à passagem dos anos.

    A placa falsa alertando para um sistema de segurança que não existe, outra para um cão bravo que, se existir, divide o lar com um gato e um galo, este sim impondo respeito no terreiro.

    Teimosa casa de madeira que insiste em existir. Mas o tempo é mais teimoso, e até hoje nunca perdeu uma aposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu...rsrsrs...o Sistema de Segurança existe sim! Nós, vizinhos da Dona Araci, que implementamos. Agora a do cachorro é falsa...rsrsrs!

      Excluir
  3. Vejo sempre esta casa, é uma pena que esteja tão maltratada!

    ResponderExcluir
  4. Whashigton.. Buenas! Esse tipo de "ressalto" que tem nas casas de madeira, como essa tem na lateral, algumas na sala, existe um nome para isso ou alguma procedencia de onde venha? Obrigado Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Razor. Não sou arquiteto, mas creio que a inspiração veio das Bay Windows, associadas à arquitetura Vitoriana de grande popularidade no final do século 19.

      Excluir
  5. Aaaaah Dona Araci!!! Uma fofa velhinha que mora na esquina da casa da minha mãe!! Eu e mais alguns vizinhos conseguimos trazê-la de volta à casa, pois queriam que ela fosse para um asilo. Então, juntamos dinheiro e materiais de construção, limpamos o terreno, reformamos o banheiro (que antigamente era fora da casa), colocamos um portão eletronico e a grade mais alta. Infelizmente nenhuma cuidadora ficou por muito tempo ali...os parentes não querem saber dela e não dão ajuda/auxilio nenhum. Nós, vizinhos, que ajudamos. Hj já esta com 80 e poucos anos, mas bem debilitada. Mal consegue caminhar. E continua morando sozinha. Já foi assaltada E, inclusive, estuprada no ano passado por algum marginal que conseguiu levar o pouco que ela tinha em casa.
    Peço, para quem passar por lá e puder ajudar, com comida, utensílios, produtos de higiene. É só bater palma no portãozinho e chamar por Dona Araci!! =)
    Fernanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas