Igreja de São José e Santa Felicidade de Santa Felicidade

Ontem estive em Santa Felicidade para mais um encontro com meus amigos artistas. O ponto de encontro foi a Igreja de São José e Santa Felicidade de Santa Felicidade. O nome parece estranho, mas me foi explicado pelo sacristão da igreja que o bairro Santa Felicidade foi nomeado em homenagem à Dona Felicidade, dona da maior parte dos terrenos que hoje formam o bairro quando os imigrantes italianos ali chegaram, mas que a igreja leva o nome de uma santa da igreja católica cujo nome era Felicidade, uma mártir de Roma. A Santa Felicidade está pintada no teto da igreja.
A Igreja São José e Santa Felicidade de Santa Felicidade é de 1891 e foi um importante elemento agregador dos italianos que fizeram o bairro. A fachada apresenta elementos românticos e clássicos, tendo o campanário (torre sineira) separada da nave principal, conforme tradição italiana.
A foto é uma panorâmica que fiz a partir da entrada, por isso a imagem apresenta-se distorcida, mas dá uma ideia geral de como é bonita essa igreja, que num futuro próximo passará por um extenso trabalho de restauro (segundo me informou o sacristão), buscando aproxima-la ainda mais de elementos originais e reformando elementos estruturais importantes.

Comentários

  1. Foto magna pela riqueza de detalhes. Permite visualizar as tantas riquezas históricas, culturais, religiosas e familiares nesta cidade de imigrantes. Parabéns pela inspiração elevada e pela qualidade da foto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas