Toda nudez será castigada

 


Antes de ontem fiz uma postagem utilizando uma foto da qual gostei bastante, um pai e seu filho lindamente brincando na Praça 19 de Dezembro. Gostei tanto da foto que no Facebook ao compartilhar a postagem, decidi impulsiona-la para expandir a sua divulgação.

No dia seguinte recebi uma mensagem do Facebook que dizia: "O seu anúncio não foi aprovado porque viola as nossas Políticas de Publicidade... Não permitimos imagens que sugiram nudez, por exemplo, através de desfoque ou corte. Anúncios como esses são delicados por natureza e, geralmente, provocam uma reação negativa nas pessoas. Recomendamos usar um conteúdo que dê ênfase em um produto ou serviço em vez de nudez."

A estátua da Mulher Nua foi concebida e esculpida em 1953 por Humberto Cozzo para representar a justiça, como a deusa Artemis, sem armas, venda ou roupas. O conservadorismo da época rejeitou a obra, escondendo-a nos fundos do Palácio Iguaçu até que um dia foi deslocada para a Praça do Homem Nu. Estranho pensar que 62 anos depois a sua nudez foi mais uma vez recriminada de forma digital por um site que nasceu num país onde a liberdade de expressão é algo muito importante.

Não vou discutir as regras do FB, uma vez que trata-se de uma empresa privada e pode criar as regras que bem entender, mas gostaria dos comentários de vocês que acompanham esse blog, se acreditam que a foto da estátua, que servia apenas de suporte para a brincadeira de um pai e seu filho, de alguma forma pode ofender alguém. Será mesmo possível?

Comentários

  1. Tantas coisas ofendem as pessoas nas redes sociais e são tratadas com tanta normalidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Cibele. Reduzir a escultura do Erbo Stenzel à uma cena de nudez que deve ser velada beira o ridículo.

      Excluir
  2. inacreditavel um conceito desses nos tempos de hoje ! Bom... nós que crescemos em Curitiba brincamos muito no colo da mulher nua, corremos ao redor do homem nú, que saudades dos anos 70. O bom é que chegamos lá e as estatuas estao no mesmo lugar como se o tempo nao tivesse passado. Só a impressão de que as estátuas encolheram de tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Mari. É isso mesmo, nós que convivemos com essas estátuas, nos familiarizamos com elas e não vemos o que o FB viu. E de fato, com o passar do tempo, o que era grande, fica menor.

      Excluir
  3. Washington, seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas