sexta-feira, 9 de junho de 2017

Circulando por Itaiópolis - a Casa Karachinski




A Casa Karachinski foi construída em 1907 por Miguel Wechowski e localiza-se na rua Alexandre ricardo Worell, que liga o centro de itaiópolis ao bairro de Alto Paraguaçu. A casa pertencia inicialmente ao Senhor Francisco e à Senhora Francisca Flenik, que até então moravam no bairro Alto paraguaçu. Sua  filha, Joanina Flenik Karachinski, casou-se com João Karachinski, que era ferreiro, vindo a residir na casa. Sua  filha e atual proprietária, Ana Nely Karachinski Ostetto, reside atualmente em São Bento do Sul, mas demonstra muito interesse na preservação da casa e expressou sua vontade de que a casa possa vir a ser um museu ou centro cultural, para que mantenha suas características arquitetônicas e conseqüentemente sua riqueza histórica e cultural.

Atualmente a casa não é habitada, mas mesmo assim encontra-se em bom estado de conservação. em seu interior são encontrados móveis antigos, vindos do bairro de Alto Paraguaçu, onde a Senhora Joanina residia, e mesmo tendo mais de 100 anos, encontram-se bem conservados. Um fato interessante que convém ser relatado é a presença de uma mesa de imbuia, com detalhes laterais, que segundo a atual proprietária foi usada para celebrar a primeira missa de itaiópolis. Além disso, na lateral da casa existe uma fundação em pedras, onde funcionava a ferraria do Senhor João.
Fonte: Fundação Cultural de Itaiópolis

Essa casa é especial porque nela em 1934 nasceu o meu sogro, Modesto Flenik, que amava Itaiópolis com todas as suas forças. Anos atrás quando estivemos na cidade, fiz algumas fotos da casa. A partir de uma das fotos, minha esposa pediu ao nosso amigo João Paulo Carvalho que pintasse a aquarela que publico aqui hoje.

2 comentários:

  1. Linda aquarela! Obrigada por esmiuçar as historias das casas, tanto de Curitiba quanto de outros locais!!!

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.