Circulando por Itaiópolis - a Casa Karachinski




A Casa Karachinski foi construída em 1907 por Miguel Wechowski e localiza-se na rua Alexandre ricardo Worell, que liga o centro de itaiópolis ao bairro de Alto Paraguaçu. A casa pertencia inicialmente ao Senhor Francisco e à Senhora Francisca Flenik, que até então moravam no bairro Alto paraguaçu. Sua  filha, Joanina Flenik Karachinski, casou-se com João Karachinski, que era ferreiro, vindo a residir na casa. Sua  filha e atual proprietária, Ana Nely Karachinski Ostetto, reside atualmente em São Bento do Sul, mas demonstra muito interesse na preservação da casa e expressou sua vontade de que a casa possa vir a ser um museu ou centro cultural, para que mantenha suas características arquitetônicas e conseqüentemente sua riqueza histórica e cultural.

Atualmente a casa não é habitada, mas mesmo assim encontra-se em bom estado de conservação. em seu interior são encontrados móveis antigos, vindos do bairro de Alto Paraguaçu, onde a Senhora Joanina residia, e mesmo tendo mais de 100 anos, encontram-se bem conservados. Um fato interessante que convém ser relatado é a presença de uma mesa de imbuia, com detalhes laterais, que segundo a atual proprietária foi usada para celebrar a primeira missa de itaiópolis. Além disso, na lateral da casa existe uma fundação em pedras, onde funcionava a ferraria do Senhor João.
Fonte: Fundação Cultural de Itaiópolis

Essa casa é especial porque nela em 1934 nasceu o meu sogro, Modesto Flenik, que amava Itaiópolis com todas as suas forças. Anos atrás quando estivemos na cidade, fiz algumas fotos da casa. A partir de uma das fotos, minha esposa pediu ao nosso amigo João Paulo Carvalho que pintasse a aquarela que publico aqui hoje.

Comentários

  1. Linda aquarela! Obrigada por esmiuçar as historias das casas, tanto de Curitiba quanto de outros locais!!!

    ResponderExcluir
  2. minha irma ja morou nesta casa ,a solange e seu esposo sebastiao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Alessandro. São parentes da dona da casa ou foram apenas inquilinos?

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas