A Padaria América







Estive nessa semana na Padaria América da Rua Carlos Cavalcanti para encontrar os amigos Fabiano, Raro e Simon para dali irmos à Santos Andrade.

Antes de entrar na padaria, percebi uma fila na entrada o estacionamento, que se explicou rapidamente quando uma funcionária saiu de dentro do prédio com várias sacolas, distribuindo o que imagino fosse pão, para cada pessoa. Tomamos um belo café da manhã, levando para casa uma broa de centeio. No salão onde tomamos café, há várias fotos antigas e até a porta do primeiro forno a lenha da padaria da década de 1920.

A saga da família Engelhardt e da “Padaria América” no Brasil, iniciou-se em 1882, quando o alemão Friedrich Philipp Ludwig Eduard Engelhardt resolveu tentar a vida em outro continente.

Friedrich, era pedreiro e carpinteiro na Alemanha. Em 1885, foi um dos fundadores da “Sociedade Rio Branco” e da primeira cervejaria a vapor de Curitiba.

Foi Eduardo, seu filho, quem fundou a primeira Padaria América, em 1913. Nessa época, funcionava como um armazém de secos e molhados, o qual levava o mesmo nome na fachada. Localizava-se então, na esquina das ruas Alferes Poli com Sete de Setembro.

Em 1914, a “Padaria América” mudou-se para a esquina das ruas Paula Gomes e Trajano Reis. Foi quando adquiriu definitivamente o nome “Padaria América”, devido ao nome da rua aonde se localizava – Rua América – antigo nome da Rua Trajano Reis.

Seu Eduardo era casado com dona Elsa e, em 1917, nascia o filho Evaldo Ernesto Engelhardt, a quem seu Eduardo passou todo o conhecimento sobre a padaria e suas receitas.

Em 1928, a “Padaria América” se estabeleceu na esquina das ruas Trajano Reis e Presidente Carlos Cavalcanti, onde se encontra até os dias atuais.

Fonte e onde vocês poderão ler na íntegra essa bela história: site da Padaria América.

A Padaria América fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 942 - São Francisco.

Comentários

Postagens mais visitadas