O relógio da Praça Osório visto de cima




Publico uma foto minha do relógio da Praça Osório feita do décimo primeiro andar do prédio ao lado, uma foto um pouco mais antiga da mesma região de 1916 que é da Coleção Julia Wanderley/Acervo Casa da Memória/Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural/Fundação Cultural de Curitiba e outra foto de 1987 na qual aparece o coreto que ocupava o lugar do relógio que encontrei nesse site.

O primeiro relógio da Praça Osório foi instalado em dezembro de 1914, quando foram feitas obras de remodelação e embelezamento pelo prefeito Cândido de Abreu. No início, não funcionava a contento, já que alguns mecanismos, incluindo os ponteiros, precisavam ser trazidos em navios a vapor e não chegaram em tempo por conta da Primeira Guerra Mundial.

Depois de outras mudanças, foi substituído por um novo modelo na década de 1950, na gestão de Iberê de Mattos. E, novamente, em 1993, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, foi providenciado um novo relógio, construído pela Gunter & Muller, com as características visuais do modelo de 1914. A troca marcou as comemorações dos 300 anos da capital. Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Lembro de um segundo coreto em tempos recentes (década de 80) que se não me engano, ficava exatamente onde está o relógio. Como podemos ver na foto de 1916, houve um coreto original próximo ao relógio que foi implantado em 1914 e demolido em 1950.

Voltando ao segundo coreto. Se na década de 1980 ele ocupava o lugar do relógio, para onde foi o relógio nessa época?

Comentários

Postagens mais visitadas