Terceira idade



Terceira Idade é uma expressão que recentemente e com muita rapidez popularizou-se no vocabulário brasileiro. A expressão, de acordo com Laslett (1987), originou-se na França com a implantação, nos anos 70, das Universités du T'roisième Âge, sendo incorporada ao vocabulário anglo-saxão com a criação das Universities of the Third Ate em Cambridge, na Inglaterra, no verão de 1981.

A terceira idade, mostra Guillemard (1986), exprime metaforicamente essa nova situação; não é sinônimo de decadência, pobreza e doença, mas um tempo privilegiado para atividades livres dos constrangimentos do mundo profissional e familiar. Com o prolongamento da esperança de vida, a cada um é dado o direito de vivenciar uma nova etapa relativamente longa, um tempo de lazer em que se elaboram novos valores coletivos. Fonte: Artigo de Guita Grin Debert

Não sei se é porque já passei da metade dos meus dias, mas ando reparando mais os idosos nas ruas, observando suas dificuldades, sua ausência de pressa, fico imaginando suas histórias, seus sonhos, onde estarão os que amam, se são amparados por eles.

O Brasil não demora muito chegará no mesmo patamar em que hoje estão os países da Europa, por exemplo, no qual uma parcela significativa da população é formada por idosos. Será que estaremos preparados?


Comentários

Postagens mais visitadas