Rua Chafic Cury

 

























Desde que começou a pandemia da Covid, minhas saídas especificamente para fotografar a cidade cessaram quase que completamente. Mas finalmente na semana passada, depois de ver algumas publicações sobre a rua Chafic Cury, resolvi desempoeirar a câmera e visitar o local.

Lá conheci Celio Gonzaga, um dos moradores da rua e um dos pioneiros que promoveu a mudança nessa rua, que virou o quintal e ponto de união de todos. Ele me encaminhou uma matéria com várias informações.

A Chafic Cury tem 450 metros de extensão e está localizada no Vista Alegre. O nome é uma homenagem ao advogado, professor e deputado nascido no município de Rio Azul. 

Depois do roubo de uma das casas, os vizinhos resolveram se unir para melhorar a segurança de todos e essa união foi modificando a rua, a tornando numa criação coletiva de espaços de convivência como balanços, bancos, Gelateca (uma geladeira que oferece livros). A rua sofreu um bloqueio parcial aprovado pela prefeitura, de acordo com o projeto de um arquiteto contratado pelos moradores. 

Com o tempo, cada canto da rua foi ganhando objetos, intervenções, arte! Não por acaso, a Chafic tornou-se um ponto turístico e certamente, um lugar melhor para todos que ali moram.

Comentários

  1. Essa rua é muito linda mesmo! os moradores estão de parabéns por fazerem a diferença, são pessoas muito unidas e que amam a natureza e ao próximo, produzindo essa rua maravilhosa que merece ser visitada e fotografada, parabéns a todos que ajudam a fazer uma Curitiba mas humana é linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas