Circulando pela Alameda Dr. Carlos de Carvalho - 2
E finalizando o meu caminho entre o Edifício Asa e a Praça da Espanha (onde eu cruzava em diagonal até a Saldanha e então chegava na Ângelo e no Positivo), várias edificações que hoje compõem a Carlos de Carvalho, iniciando hoje com a antiga fachada do que um dia foi a Sociedade União Juventus até a Praça da Espanha.
E sobre a pessoa que empresta seu nome à rua, encontrei o que segue:
Carlos Augusto de Carvalho (1851-1905) nasceu e faleceu no Rio de Janeiro.
Em São Paulo se formou na faculdade de Direito da USP, com 22 anos. Entre os anos de 1878 a 1879 foi chefe de polícia do Paraná no governo do seu amigo Dr. Rodrigo Otávio. Assumiu o governo do Paraná entre março de 1882 e maio de 1883. Sua renúncia aconteceu sob pressão popular, no movimento chamado “revolta do vintém”. Apesar disso, defendeu o Paraná na época da disputa pelo território do Contestado.
Foi Presidente da província do Pará, em 1885; Ministro do Exterior do Marechal Floriano, em 1890; e em 1904 serviu o Ministério do Exterior, como árbitro no tribunal Brasileiro-Boliviano. Ainda no final do século XIX, concluiu seu mestrado e doutorado em Direitos Humanos e Direito Internacional no Brasil e na Europa. Fonte: Curitiba Space.
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.