Praça da Espanha

 














Olhando as fotos que fiz recentemente na Praça da Espanha, um local que gosto muito e onde passei quase que diariamente nos anos de 1980 e 1981, quando estudava no Positivo da Ângelo Sampaio, percebi que apesar de ter publicado no meu blog diversas fotos da praça, não havia feito ainda uma postagem contando um pouco a história desse lugar tão bacana. Espero me redimir hoje.

Numa placa na Praça da Espanha cujo título é Memória da Cidade, podemos ler o que segue:

“O terreno desta praça foi doado à municipalidade de Curitiba por José Ferreira da Luz (1862-1915), líder político, e Brasilino Moura (1862-1915), camerista e deputado provincial, no ano de 1915, quando era prefeito Cândido de Abreu. 

A parte norte pertencia à “Chácara Juca Luz”, de José e Bertolina, ponto de referência do Bairro Bigorrilho, onde eram criados cavalos de raça; a parte sul pertencia à “Quinta Áurea”, de Brasilino e Verônica, campo experimental de pomicultura e vitivinicultura, cujos produtores mereceram medalha de honra na exposição de Saint Louis (USA) em 1903 e medalhistas de ouro e prata na exposição nacional, no Rio de Janeiro, em 1908”.

A praça ganhou oficialmente esse nome em 1955 na gestão do então prefeito Ney Braga em homenagem à nação amiga, antes era denominada Praça Alfredo Andersen, que passou a denominar a praça diante ao Hospital Evangélico. 

Hoje é o centro de uma região altamente turística com parquinho, diversos bares, cafés, restaurantes, sorveteria, lojas, biblioteca, feira de antiguidades e carros antigos aos finais de semana e palco de diversos eventos culturais ao longo do ano.  

A praça passou ao longo do tempo por diversas revitalizações, tais como na gestão do prefeito Saul Raiz em 1978; em 1979 na gestão de Jaime Lerner, criando a biblioteca “Miguel de Cervantes”; em 1996 na gestão de Rafael Greca com a instalação de um Farol do Saber incorporando a biblioteca da praça, dentre outras melhorias; em 2015 na gestão de Gustavo Fruet a praça passou por uma grande reforma, com troca de piso, iluminação e recuperação de todos os equipamentos da praça. 

Hoje a praça está com as cores da Espanha, o parquinho recebeu novos equipamentos e continua sendo um importante e muito agradável ponto de encontro e turístico de Curitiba.


Comentários

Postagens mais visitadas