Orlando Azevedo e o "Labirinto da Luz"

 















O essencial é saber ver,

Saber ver sem estar a pensar,

Saber ver quando se vê,

Nem pensar quando se vê,

Nem ver quando se pensa.

Mas isso, triste de nós que trazemos a alma vestida,

Isso exige em estudo profundo,

Uma aprendizagem de desaprender,

E uma sequestração na liberdade daquele convento

(Alberto Caeiro/Fernando Pessoa)


O Paraná teve e tem grandes fotógrafos, nativos ou não. Orlando Azevedo é um desses grandes, com uma vasta obra da qual um pequeno e magnífico recorte pode ser apreciado na exposição “O Labirinto da Luz” no Museu Oscar Niemeyer, que celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo. 

A mostra apresenta abstrações, fotos de natureza e paisagem onde a presença humana e sua saga se fazem presentes. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, as 237 imagens estão dispostas numa espécie de labirinto, em nichos temáticos: “Ruínas”; “Religiosidade”; “Índia”; “Cósmica”; “Retratos”; “Marinhas”; “Corpo e Movimento”; “Paisagem”; “Festas e Populares”; “iPhone”; “Surreal” e “Voo”.

Orlando Azevedo possui obras em diversos acervos do Brasil e de outros países, como no International Center of Photography, em Nova York; Centre Georges Pompidou e Museu Francês de Fotografia, em Paris; Museu de Arte de São Paulo (MASP); Museu de Arte Moderna de São Paulo; Instituto Cultural Itaú; Museu de Fotografia Cidade de Curitiba; Empresa Portuguesa das Águas Livres/Lisboa; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Museu Afro Brasileiro, em São Paulo; Fototeca de Cuba, em Havana, além do próprio Museu Oscar Niemeyer (MON), e também várias e importantes coleções privadas nacionais e internacionais

No total, Orlando tem 12 livros publicados e entre eles estão: “Mestiço – Retrato do Brasil” (2019); “Augusto Weiss 1890/1990” (2017) e “Rio Grande/RS” (2014). 

Fonte e mais informações: Site do MON 


Comentários

Postagens mais visitadas