Casa Edith


Uma das lojas mais antigas e ainda em funcionamento em Curitiba, a Casa Edith foi fundada em 1879 e tradicionalmente trabalha com confecções masculinas. Situa-se na Praça Generoso Marques, ao lado do Paço da Liberdade.

Se alguém ainda usa ou deseja usar chapéus, de todos os tipos e para todos os gostos, esse é o lugar! Encontram-se também bengalas, suspensórios, ceroulas e tudo mais que seu nono pode precisar.

Hoje, 29/03/2017, recebi um comentário da neta do fundador da Casa Edith, Regina Maria Karan, que de tão bacana, resolvi inserir diretamente aqui na publicação.

Disse a Regina: "Gostaria de corrigir a informação de que a Casa Edith foi fundada em 1879.
A Casa Edith foi fundada por meu avô Kalil Karam, o qual veio do Líbano em 1909, e deu esse nome à loja em homenagem a sua filha mais velha Edith Karam, nascida em Curitiba em 1913, e falecida em 2014 aos 101 anos. Inicialmente a loja estava estabelecida na Praça Tiradentes, onde hoje é a Lojas Pernambucana, e posteriormente transferiu-se para onde a mesma se encontra. Portanto o ano que consta na placa deve ser o ano da construção do prédio e não da fundação da mesma.
Realmente ela é bem antiga e nas épocas de carnaval, deixavam de vender artigos masculinos, para só venderem artigos carnavalescos e fantasias, muitas das quais eram feitas na minha casa por minha mãe. O movimento era tanto, nesta época, que vários familiares vinham ajudar, e nós crianças ficavamos nas portas controlando a entrada ou no andar superior enchendo saquinhos de tule, de confetes.  O slogan da loja para o carnaval era: CASA EDITH, O QG DO MOMO".

Comentários

  1. esse lugar é muito medonho eu trabalhei la e td empoeirado, velho é muito esquisiito esse lugar e precida=sa de uma reforma sem contar que o dono de la sr vergil é um velho caduco

    ResponderExcluir
  2. Planejo nas minhas férias ir ao local e ver como é por dentro. Acho muito interessante um comercio tão longevo como esse.

    ResponderExcluir
  3. Essa loja é bem bacana, ainda mais para o publico que cultua a modo dos anos 50' e 60' tem muita coisa em estoque que é como os antigos dizem, "Do arco da velha" mas, tambem tem muito coisa nova como por exemplo chapéus de alta qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Adoro ir lá e admirar o assoalho de madeira, tão antigo, encerado, as prateleiras com caixas de chapéu...é uma viagem no tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas