Fonte de Jerusalém




Inaugurada em 22 de dezembro de 1995 com a presença do então prefeito de Jerusalém Ehud Olmer e o então governador do Paraná Jaime Lernes, é uma homenagem aos 3.000 anos de Jerusalém.

A construção em alvenaria e concreto armado tem 14,5 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli. No topo estão três anjos de bronze, com aproximadamente 600 quilos cada, esculpidos pela artista plástica Lys áurea Buzzi e que representam as três principais religiões monoteístas do mundo, que crêem na existência de anjos e para as quais Jerusalém é uma cidade sagrada: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

A fonte fica no final da Avenida Sete de Setembro, no bairro Seminário.

Em duas das faces da base da fonte, encontramos dois salmos:

Salmo 122
6 Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam.
7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.
8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz dentro de ti.
9 Por causa da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.

Salmo 127
1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Comentários

  1. Ola , sou a autora das esculturas dessa Fonte, elas foram concebidas e realizadas para o Memorial as Américas, por isso são tres mulheres em forma de anjos, que homenageiam as mulheres que geram as vidas que habitam , não só as Américas, mas todo nosso planeta. Porém, à revelia foram inauguradas como Fonte de Jerusalém por conveniência politica do prefeito Rafael Greca de Macedo, que recebeu uma carta do prefeito de Jerusalém, para lembrar que em 1996 Jerusalém faria 3 mil anos de existência, então , sorrateiramente, resolveu ser o primeiro a homenagear Jerusalem e assim o fez em dezembro de 1995.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas