Detalhes do Paiol

Na foto, tirada do alto do ônibus da linha turismo, um detalhe do Teatro do Paiol.

E por falar em teatro, aconteceu em Curitiba entre os dias 16 e 28 de Março, o Festival de Teatro de Curitiba, que encerrou sua 19a edição. Os números, segundo levantamento da organização do evento, foram bastante positivos, com mais de 1.700 apresentações em mais de 400 espetáculos. O público total, somando todos seus eventos, chegou a 180 mil pessoas.

O Festival de Teatro de Curitiba faz a cidade respirar teatro, ocupando todos os espaços convencionais e não convencionais da cidade. Do site do Festival, obtive as seguintes informações sobre a sua história.

O Festival de Curitiba, que teve sua primeira edição em 1992, reúne durante o mês de março atrações culturais de todo país. Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas já conferiram mais de três mil espetáculos. Além disso, o festival movimenta a cidade com cursos, palestras, festas, oficinas, ou seja, manifestações culturais dos mais variados gêneros.

Dessa forma, o Festival de Curitiba representa um apanhado cultural das produções que acontecem no país, e mostra um quadro amplo das produções artísticas nacionais contemporâneas. De todo o Brasil e inclusive do exterior, profissionais ligados a arte realizam projetos expondo a heterogeneidade de atividades que, em diferentes eventos formam uma programação recheada de criatividade e fértil em qualidade.

Por toda a cidade os tradicionais locais de cultura, teatro e entretenimento repartem os holofotes com espaços inusitados nos quais chegam os braços do evento, são eles: praças, bares, barracões, ruas e avenidas que surpreendem o público com as novidades que sempre tratam de entreter e divertir o público.

O Festival de Curitiba, que está em sua 19ª edição, é referência e faz parte do cenário cultural brasileiro. Firmou-se como uma vitrine e um espaço plural que em um único evento apresenta atividades artísticas variadas por toda a cidade, para plateia formada por pessoas de todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas