sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os cantores cegos da feira do Alto da XV

Praticamento todos os sábados pela manhã, eu vou à feira do Alto da XV em busca de verduras e frutas frescas, pães, ovos, pastéis e pelo simples caminhar pela feira, onde uma grande variedade de pessoas e situações sempre estão presentes. Próximo da minha barraca favorita de pastéis, uma dupla de cantores cegos se acomoda em seus banquinhos e acompanhados de um violão e pandeiro, cantam típicas músicas caipiras.
O cartaz que eles cuidadosamente ajeitam no chão, antes de iniciar a cantoria, contém a seguinte frase: "O sol brilha para todos, mas não podemos vê-lo. Deus abençoe". Esse cartaz lembrou-me uma história contata por um palestrante, em algum evento corporativo da empresa onde eu trabalho, que diz mais ou menos o seguinte:
Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira escrito com giz branco: “ Por favor, ajude-me, sou cego” . Um publicitário, da área de criação que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito. O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho.
O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “ Hoje é primavera em Paris, e eu ... não posso vê-la”.
Sempre é bom mudarmos de estratégia quando nada nos acontece.

2 comentários:

  1. Wash! Parabéns pelas fotos! Ontem fiquei viajando na tua sensibilidade. Tem imagens que me prendem por muito tempo! Vc anda inspirado e seu olhar cada vez mais apurado. Eu tomei a liberdade de comentar sobre o seu blog em um outro ao qual eu faço parte. Um blog entre amigos, que fala de arte, design, música, eventos e da vida em geral!
    http://exzara.blogspot.com/
    Entra lá e vê se vc curte.
    Qualquer coisa, me avise.
    Abração
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Felipe, achei muito bacana o post.
    Visitei o blog de vocês e é muito louco! Parece uma metralhadora cultural. Tem de tudo um pouco e muito mais!

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.