Os cantores cegos da feira do Alto da XV

Praticamento todos os sábados pela manhã, eu vou à feira do Alto da XV em busca de verduras e frutas frescas, pães, ovos, pastéis e pelo simples caminhar pela feira, onde uma grande variedade de pessoas e situações sempre estão presentes. Próximo da minha barraca favorita de pastéis, uma dupla de cantores cegos se acomoda em seus banquinhos e acompanhados de um violão e pandeiro, cantam típicas músicas caipiras.
O cartaz que eles cuidadosamente ajeitam no chão, antes de iniciar a cantoria, contém a seguinte frase: "O sol brilha para todos, mas não podemos vê-lo. Deus abençoe". Esse cartaz lembrou-me uma história contata por um palestrante, em algum evento corporativo da empresa onde eu trabalho, que diz mais ou menos o seguinte:
Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira escrito com giz branco: “ Por favor, ajude-me, sou cego” . Um publicitário, da área de criação que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito. O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho.
O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “ Hoje é primavera em Paris, e eu ... não posso vê-la”.
Sempre é bom mudarmos de estratégia quando nada nos acontece.

Comentários

  1. Wash! Parabéns pelas fotos! Ontem fiquei viajando na tua sensibilidade. Tem imagens que me prendem por muito tempo! Vc anda inspirado e seu olhar cada vez mais apurado. Eu tomei a liberdade de comentar sobre o seu blog em um outro ao qual eu faço parte. Um blog entre amigos, que fala de arte, design, música, eventos e da vida em geral!
    http://exzara.blogspot.com/
    Entra lá e vê se vc curte.
    Qualquer coisa, me avise.
    Abração
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Felipe, achei muito bacana o post.
    Visitei o blog de vocês e é muito louco! Parece uma metralhadora cultural. Tem de tudo um pouco e muito mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas