Alice Ruiz


A poeta Curitiba Alice Ruiz começou a escrever desde muito nova, mas teve seu primeiro livro publicado apenas aos 34 anos. Foi casada com Paulo Leminski, tendo sido ele a primeira pessoa que descreveu suas poesias como sendo semelhantes a “haikais”. Com Leminski teve três filhos: Miguel, Áurea e Estrela (também poeta).

Alice Ruiz tem 19 livros publicados e já recebeu diversos prêmios, tais como o Jabuti de Poesia de 1989, pelo livro “Vice Versos” e o Jabuti de Poesia de 2009, pelo livro “Dois em Um”. Muitas de suas letras foram musicadas e gravadas por grandes nomes como Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.

Muitas outras informações sobre essa poeta Curitibana você encontrará no site http://www.aliceruiz.mpbnet.com.br/

Na época de faculdade, ajudei a organizar uma mostra de artes plásticas. Dentre as artistas convidadas estava a pintora Leila Pugnaloni e na casa dela, recebi um belo trabalho (Rimagens) que ela fez em parceria com Alice Ruiz. Tratava-se de uma pasta com folhas avulsas e em cada uma delas, um belo desenho de Leila Pugnaloni associado a um Haikai de Alice Ruiz. Ainda hoje me lembro de vários deles e um que acho que combina com a foto do casal no MON é o seguinte:

de tanto não poder dizer
meus olhos deram de falar
só falta você ouvir

Comentários

Postagens mais visitadas