terça-feira, 24 de setembro de 2013

Algumas casas modernistas







Alguns exemplares da arquitetura modernista em Curitiba. Nesse post apresento 4 casas no Alto da XV e no centro (quase Alto da XV). A primeira casa fica na Av. N. Sra. da Luz no viaduto da Vitor Ferrreira do Amaral (essa está bem judiada). A segunda casa fica na Atilio Bório perto da Souza Naves, sendo que numa das fotos, ao fundo o Conjunto Cosmos, outro exemplar modernista. Na seqüência, uma casa na Dr. Faivre perto do cruzamento com a Mal Deodoro. Por fim, uma fabulosa casa num grande terreno na Professor Brandão com a Nossa Sra. da Luz, onde hoje funciona do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
O movimento modernista é muito presente na arquitetura de Curitiba e conta a história da nossa cidade e do nosso estado. Deveria ser mais conhecida, divulgada, valorizada.

2 comentários:

  1. Olá, na Rua Treze de Maio, esquina com a Jaime Reis e Rua Portugal existe uma casa modernista fantástica, talvez vc já tenha postado no blog, mas de qq forma fica essa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Acho que você deve estar falando da Casa de Frederico Kirchgassner. Sem dúvida é fantástica e considerada a primeira manifestação da arquitetura modernista em Curitiba. Fiz o post em http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2010/03/arquitetura-modernista-de-curitiba_17.html quando a casa ainda não estava muito pichada! Não sei até quando vão deixar como está!

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.