As gêmeas da rua México




Quatro casas de madeira na rua México, que depois é promovida para Holanda, no bairro do Bacacheri. Dois pares de casas gêmeas. Um par bem cuidado, pintura nova, muro conservado! O outro par, judiado, abandonado, com um aramado feio na frente. Enquanto o aeroporto estiver por ali, inibindo prédios de porte, as belas gêmeas devem sobreviver por um bom tempo ainda. As pobres gêmeas, parecem apenas esperar o momento do seu colapso, que parece não estar muito distante.

Comentários

  1. Casas de madeira para mim são sempre lindas;
    Até aquelas judiadas pelo tempo ou abandonadas.
    Todas tem uma beleza. Depende de como nós a vemos.
    Lindas essas fotos. Será que estas casas iguais foram feitas pela mesma familia?
    Aqui pelo sitio há muitas casas parecidas; mas pelo menos a cerca cada um
    faz diferente.
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Também acho as casas de madeira algo especial, elas parecem ter vida própria. Como esses oares de casas ficam uma ao lado da outra, me parece terem sido feitas pela mesma familia.

    ResponderExcluir
  3. Qual será a idade das casas? Eu arrisco dizer que as gêmeasconservadas são do início dos anos 60, e as que estão em ruínas tem no mínimo uns 10 anos a mais. As duas primeiras também são mais caprichadas, com beiral maior que protege da chuva. A madeira ao que parece também é superior, provavelmente pinheiro araucária, que com cuidados mínimos nunca se acaba.

    Interessante o que a Janicce escreveu sobre as casas serem iguais. Eu nasci em uma casa de madeira que era idêntica à outras cinco, uma ao lado da outra. Foi a empresa em que meu pai trabalhava que as construiu assim para alguns de seus empregados, por economia de projeto. Talvez seja o caso das casas da foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o segredo da longevidade de uma casa de madeira está na manutenção que ela recebe. Fotografei uma casa que disse o proprietário, tem 80 anos e continuava muito bem.

      Excluir
  4. Eu vi estas casas no tempo em que ainda eram habitadas e bem conservadas, isto foi lá pelos anos 80, e tenho visto a decadência delas por todos estes anos de abandono.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas