quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Capela Santa Maria













Há tempos tinha vontade de visitar a Capela Santa Maria e a exposição "Curitiba entre nós 2" do núcleo de fotógrafos da APAP, que está acontecendo no hall, foi o motivo ideal para conhecer o local.
Após visitar a exposição, fotografei o pátio interno e a capela em si. Nesse local por muito tempo funcionou o Colégio Santa Maria (hoje no São Lourenço). Minha esposa que foi aluna nesse endereço lembrou-se de que no pátio era onde as aulas de educação física aconteciam, entre as pilastras dos arcos, o pessoal do atletismo faziam seus treinos de corridas, abaixo das salas de aula.
Saiu a escola, o local ficou sob a guarda da Fundação Cultural de Curitiba. Após reforma e readequações, a capela foi inaugurada em 2008 durante a Oficina de Música de Curitiba como um espaço dedicado à concertos de música erudita e casa permanente da Camerata Antiqua de Curitiba.  (que existe desde 1974). Na capela, a camarata tem uma agenda anual de 32 espetáculos.
As salas de aula tornaram-se locais de ensaio para coro e orquestra e também, em áreas administrativas da coordenação de música da FCC.
Para mais informações acesse o site da Fundação Cultural de Curitiba.

2 comentários:

  1. que fotos sensacionais !!! tocou o meu coração . Sendo ex-aluna do Colégio, sempre me interessei pelas fotos do Antigo Santa Maria , mas é a primeira vez que vejo fotos tiradas com tanto detalhe, nitidez e sensibilidade. Parabéns. Nos ultimos anos do Colégio, a Capela já nao estava sendo usada para fazer missas, mas sim para venda do material escolar no inicio do ano , Festas de 15 anos das alunas , etc. Isso a 35 anos atrás ( 1980).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mari. Minha esposa também estou no Santa Maria na mesma época (disse ela que foi da segunda turma feminina). Muito bom que algo tenha restado desse grande colégio. Abraço.

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.