Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Em nossa visita ao Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro, tive a grata satisfação de conhecer várias professoras que com dedicação e paixão, cuidam com carinho do espaço, da sua história e do que representa para a comunidade na qual está inserido. Dentre as professoras, conheci Sabrina Rosa Cadori, que foi aluna do centro, depois professora e hoje é coordenadora de artes visuais. Ela também tem pesquisado a história do centro para sua tese de mestrado e por isso, solicitei à ela que tentasse resumir numa lauda (fui maldoso nessa) a história de 130 anos da instituição. Gentilmente recebi o texto que compartilho na íntegra à seguir. Espero que um trabalho tão importante, principalmente para a comunidade, perdure por incontáveis anos e que seja respeitado por todos os políticos que eventualmente venham a ocupar a cadeira de governador do Estado do Paraná.
Segue o texto.
O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro teve sua origem no ano de 1886, com a aprovação de um projeto de criação e funcionamento de uma Escola de Desenho e Pintura, apresentado por Antonio Mariano de Lima. Sua primeira denominação de destaque foi “Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná”.
Através do Decreto 548 de 08 de agosto de 1917, publicado em Diário Oficial no dia 14 do mesmo mês, passou a denominar-se “Escola Profissional Feminina” oferecendo, além de Desenho e Pintura, cursos de Corte e Costura, Flores, Bordado a mão, Bordado à máquina, Pintura em Tecido e Artes do Toucador, que no contexto cultural da época, faziam parte da formação da mulher.
Em 1933, seguiu-se a denominação “Escola Profissional Feminina República Argentina” como homenagem do Interventor Manoel Ribas ao Cônsul da Argentina, que estava em visita ao nosso Estado.
Nas artes plásticas, foram mestres desta escola: Antonio Mariano de Lima, Alfredo Andersen, Guido Viaro, Maria Amélia D’Assumpção, Inocência Falce, e alunos, João Turin e Zaco Paraná.
Na década de 70, pelo advento da Lei 5.692/71, através da Resolução 3.601, publicada no Diário Oficial de 30 de setembro de 1974, passou a denominar-se “Escola Estadual Profissional República Argentina” e, adaptando-se às transformações dos valores sócio-culturais, foi se moldando às novas necessidades da comunidade e o ensino profissionalizante passou a ser o ponto alto da reforma educacional. Nesta ocasião, os professores da Escola passaram a ministrar, também, aulas de Formação Especial aos alunos das Escolas Públicas centrais da cidade.
Em 03 de junho de 1992, por meio da Resolução 1.664/92, publicada no Diário Oficial de 24 de junho de 1.992, a escola mudou novamente seu nome. Foi reestruturada com a finalidade de resgatar as origens como “Escola de Arte” e, na ocasião, como homenagem ao precursor da Arte-Educação no Estado e grande mestre da pintura – Guido Viaro passou a denominar-se “Centro de Artes Guido Viaro”.
Com a Resolução 555/05, publicada no Diário Oficial de 26 de abril de 2005, finalmente passou a chamar Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, o que demonstra o reconhecimento público da importância da Arte como parte indispensável na formação do indivíduo.
Atualmente, o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro está situado à Rua Francisco Mota Machado, 490, bairro Capão da Imbuia, e oferece Cursos de Capacitação nas cinco áreas: Artes Visuais, Dança, Literatura Infanto-Juvenil, Música e Teatro, para Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino e Cursos de Arte-Educação para Formação de Docentes e professores da Rede Pública em geral. Além das modalidades descritas, mantém Cursos Livres semestrais para pessoas da comunidade em geral: Curso Preparatório para Faculdades de Artes, Cursos de Desenho e Pintura, Desenho Básico, Dança, Música e Teatro.
Trata-se, portanto, de uma ação educativa, que ao longo do tempo tem formado multiplicadores.
O propósito desta Instituição é garantir, no Ensino da Arte, um vínculo permanente entre a teoria e a prática, como também, que todos vivenciem, no processo artístico, o fazer, o conhecer, o exprimir e o representar com imaginação o mundo da natureza e da cultura, tendo como sustentação pedagógica objetivos, conteúdos, métodos e procedimentos significativos na elaboração dos saberes em arte, que permitam maior profundidade do conhecimento, analisando-os, refletindo-os e transformando-os.
O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro calcado na criatividade e no desenvolvimento dos talentos, mantém a tradição ao mesmo tempo em que oportuniza novas possibilidades, através de instrumentos que propiciem o crescimento cultural de nossos docentes e de nossa comunidade, sempre conscientes do compromisso social que irão assumir como agentes participantes e transformadores.
Sem dúvida, excelentes informações à comunidade em geral, Takeuchi.
ResponderExcluirQual era a localização em 1992?
ResponderExcluir