Edifício Canadá







Graças ao amigo Carlos Emiliano França (arquiteto, professor aposentado da PUC e UFPR) que trabalhou com Elgson Ribeiro Gomes e é amigo de uma família proprietária de um dos apartamentos do Edifício Canadá, tive a grata oportunidade de conhecer esse apartamento de mais um ícone da arquitetura curitibana.

O apartamento é belíssimo, muito grande e igualmente grande é a simpatia da família que nos recebeu.

O Edifício Canadá, projeto de Elgson Ribeiro Gomes, foi construído entre os anos de 1960 e 1963. O Edifício conta com 20 apartamentos em 20 andares.

O Canadá é recuado do alinhamento predial, com frente sul para a rua Comendador Araújo. Foi o primeiro lançamento de um apartamento por andar com 250 metros quadrados, cuja fachada recebeu um tratamento plástico que permitisse alcançar um ritmo de torre com vigas acompanhando a silhueta teórica de linha neutra, subindo e descendo nos pontos dos momentos fletores positivos e negativos, porém invertendo-se alternadamente de um andar para outro com janelas de alumínio pela primeira vez adotadas em edifícios.

Fonte: Escola e Profissão – Uma linhagem Profissional - Elgson Ribeiro Gomes – Curitiba – 2008.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito! Realmente uma peça única em meio a selva de pedras curitibana. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que interessante. Meu filho diria que se trata de um edifício com um "exoesqueleto". E eu diria que ele tem razão.

    ResponderExcluir
  4. Um edifício muito interessante, com belos interiores. Notei que faltam a 1ª e a 5ª fotografias. Seria possível republicá-las? Muito obrigado... e meus cumprimentos pelo seu belíssimo blog.

    ResponderExcluir
  5. É um prazer enorme morar nesse prédio, o lavabo, a sala em desnível, é uma obra de arte. Muitos moradores com mais de 40 anos morando lá. Uma grande família.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas