Um grande painel do grande Rogério Dias



Esse painel imenso que fica na rotatória da Marechal Hermes e Dep. Mario de Barros é de autoria de Rogério Dias, um artista maiúsculo que vive em Curitiba e que há décadas nos encanta principalmente com seus passarinhos.

O painel cujo título é "Rio Iguaçú" foi encomendado em 1994 pelo então prefeito Rafael Greca para homenagear o descobridor das “Cataratas do Iguaçu”, Dom Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, e o Rio Iguaçu, cuja história, é um registro de luta pela integração do Estado do Paraná. O Painel de 50 metros, retrata o Rio desde a sua nascente, até a sua foz, com sua fauna e flora, sua história, suas lendas e personagens.

A foto que publico do Rogério foi feita num dos encontros do Urban Sketchers Curitiba, quando ele ficou ali junto ao grupo contando histórias, desenhando e sendo desenhado.

Rogério José de Moura e Dias (Jacarezinho, PR, 1945) é pintor, desenhista, gravador, escultor, design gráfico, cartunista, ator, ilustrador, cenógrafo, publicitário.

Autodidata, quando criança, convive com Sigaud (1899-1979), por ocasião da pintura dos painéis da Catedral de Jacarezinho.

Em 1965 participa de oficina de gravura orientada por Calderari, e tem uma de suas primeiras gravuras selecionadas para o Salão de Artes Cidade de Curitiba. No ano seguinte trabalha como design gráfico, fotografia e stands.

A partir de 1969, colabora com diversas agências de publicidade.

Em 1977 realiza a sua primeira exposição individual, utilizando-se de papel de embrulho em colagens, que sugerem vôos de pássaros.  Já Com Rettamozo e Solda no “Informativo de Arte”, editado em 1978, pela Galeria Acaiaca.

Em 1981 executa para a agência  Múltipla, os bonecos da premiada campanha “Papai Noel Cor de Rosa”, sendo em seguida contratado como diretor de arte.

Nos anos 80  trabalha como ilustrador do Correio Brasiliense (1983) e Correio de Notícias, (1984 e 1985). Em 1986 retorna a Brasília onde trabalha com Reynaldo Jardim na Fundação Cultural do Distrito Federal.

Ainda na década de 80, começa a retratar naturezas mortas, sempre associadas a pássaros. Os pássaros passam a ser tema recorrente em sua obra, até se tornarem o elemento central.

Em 1993 cria o painel “300 gralhas para Curitiba” em homenagem aos 300 anos da cidade.

Em 1994 executa para a Prefeitura Municipal de Curitiba, projeto para um painel de azulejos de 50 metros sobre o “Rio Iguaçu”, que foi inaugurado em 1996 ao lado do Palácio do Governo.
Fonte: http://www.rogeriodias.com/Portugues/

Comentários

Postagens mais visitadas