Volta Biblioteca Franco Giglio
Ontem aconteceu o primeiro encontro do grupo Volta Biblioteca Franco Giglio. Rolou um piquenique, doação de livros, corte de grama, coleta de lixo, brincadeiras de criança e muita conversa dos primeiros passos para reabrir essa linda e pequena biblioteca que fez parte da história de muita gente e que leva o nome desse importante artista italiano, Franco Giglio, que deixou sua marca em Curitiba na forma de mosaicos espalhados pela cidade.
Foi criada uma página para essa iniciativa, para a qual convido à todos para conhecer e participar. Há MUITA coisa bacana para acontecer nessa caminhada.
Da página do grupo:
A Biblioteca Franco Giglio, fundada em 1982, é/foi uma importante biblioteca pública municipal de Curitiba-PR.
Mas a Biblioteca Franco Giglio está FECHADA há mais de 6 anos. Os cidadãos curitibanos querem a sua reabertura.
Nos seus quase 30 anos de funcionamento, mais do que uma simples casa de leitura, esta singela e formosa casinha amarela foi um centro irradiador de cultura e vida comunitária para inúmeros curitibanos, de várias gerações. Muitas crianças da cidade nela aprenderam a ler, a brincar ou fizeram amigos e adquiriram valores e saberes para toda a vida.
Seu nome homenageia Franco Giglio (1937-1982), importante artista plástico de Curitiba, precocemente falecido. Nesta casa residiu Giglio. Sua obra artística deve ser resgatada - há NESTE MOMENTO obras remanescentes de Giglio em risco de serem demolidas - se VOCÊ nos ajudar, podemos salvá-las e integrá-las à reaberta biblioteca.
A casa se deteriora a cada dia que passa. Ela não tem mais acervo de livros e, há alguns anos, escapou (?) de ser destruída pela passagem de uma rua para carros - mais um triste símbolo de um planejamento urbano cujas prioridades devem ser urgentemente revistas.
O primeiro passo foi dado ontem com o 1º Piquenique Literário Biblioteca Franco Giglio. Mas há muito a ser feito.
Venha ajudar a reabrir a Biblioteca Franco Giglio, a dar-lhe um acervo digno e a tornar viável e sustentável a sua RETOMADA pelos cidadãos curitibanos!
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.