O prédio histórico da UFPR de um jeito diferente






Acompanhando o Croquis Urbanos à Santos Andrade, permaneci por pouco mais de duas horas fotografando as pessoas e como já fotografei a praça e esse prédio algumas vezes, procurei ângulos e registros que fossem diferentes do que já havia feito. As fotos que mais se aproximaram desse objetivo eu publico hoje aqui.

Como sempre, a pressa ao passar pelo local nos permite apenas observar o todo, sem nos ater aos detalhes que podem ser igualmente interessantes. Basta um olhar para cima que um novo prédio se revela.

Um pouco de história.

A construção desse prédio iniciou-se em 1913, um ano depois da fundação da Universidade. O projeto original, do engenheiro militar Baeta de Faria, constava de apenas um bloco de cinco andares e uma cúpula central. A inauguração deu-se em 1915.

Sete anos depois, em 1923, começa a ampliação com a construção dos blocos laterais. O setor direito fica pronto em 1925 e passou a abrigar o curso de Engenharia. No ano seguinte é concluído o setor esquerdo, que recebe o curso de Odontologia.

Em 1951 o prédio foi sendo estendido no sentido da Rua XV de Novembro e em 1954 o edifício passou a ocupar uma quadra inteira, entre a Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Rua Presidente Faria e Travessa Alfredo Bufren.

Em 1955 a nova fachada em estilo neoclássico com muitas colunas e uma ampla escadaria foi projetada e a cúpula coberta foi retirada. (Fonte: Wikipedia)

Comentários

Postagens mais visitadas