Stodole






Em dezembro/17 estivemos em Campo Largo no bairro Botiatuva para participar da festa de aniversário de dois sobrinhos-netos. O local da festa chamado Stodole me surpreendeu pela beleza, simplicidade e acolhimento, por isso resolvi publicar algumas fotos que fiz no dia no local.

Pesquisando na internet, achei algumas informações na Folha de Campo Largo, as quais compartilho abaixo.

Instalado num antigo sítio de imigrantes poloneses, no Botiatuva, o Espaço Cultural e Gastronômico Stodole é um convite para uma visita cultural e de lazer imperdível. A propriedade pertence à Família Krul, que se esforça para preservar suas principais características do imóvel rural.

A principal construção do sítio é um paiol, um celeiro (por isso o nome Stodole, que é uma variação da palavra polonesa “Stodola” - pronuncia-se ‘stodóua’, que significa celeiro, paiol) que foi reconstruído. O paiol original foi construído em 1941 e já necessitava de uma reforma.

O empreendimento é denominado “Espaço Cultural e Gastronômico” porque ali pretende-se realizar vários tipos de atividades, todas relacionadas com a cultura dos imigrantes poloneses e seus descendentes, em especial dos que se instalaram na região.

No pavimento térreo da construção é dado maior enfoque à culinária dos imigrantes através de jantares e também de um café colonial polonês.

No pavimento superior está sendo montado um museu com objetos antigos relacionados também aos imigrantes. O espaço será dividido em três exposições: uma “casa de imigrantes poloneses”, o “trabalho dos imigrantes poloneses” e “curiosidades do cotidiano dos imigrantes poloneses”.

A área externa está sendo preparada para a convivência das pessoas com a natureza. Foi construída uma capela polonesa, detalhadamente adornada como as igrejas polonesas do Brasil e da Polônia.

O Espaço Cultural e Gastronômico Stodole fica na Rua Paulo Bianco, 400, Botiatuva. Campo Largo - PR.

Comentários

Postagens mais visitadas