Biblioteca Pública do Paraná - 162 anos



























A Biblioteca Pública do Paraná comemorou 162 anos no último dia 07/03 com uma programação especial. Os eventos incluíram a abertura de uma exposição fotográfica comemorativa, atrações para o público infantil e uma edição dupla do projeto Música na Biblioteca. Permanece no hall de entrada a mostra “Por dentro da Biblioteca”, do fotógrafo Eduardo Macarios, que explora o projeto arquitetônico do interior do prédio e evidencia o contraste entre o antigo e o moderno na BPP. Além dos registros de Macarios, outros seis totens com frases marcantes sobre a importância das bibliotecas, cunhadas por autores nacionais e estrangeiros de todas as épocas, ficam espalhados pelos corredores e salas de leitura até o dia 7 de abril.

Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) já passou por 13 sedes. A atual, inaugurada em 1954 e tombada pelo Patrimônio Cultural em 2003, acaba de passar por um intenso processo de modernização, que durou oito anos. Projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a revitalização geral do prédio histórico incluiu desde a pintura até o mobiliário, passando pela iluminação, cantina dos funcionários e a instalação de um café.

A reformulação da BPP também foi de ordem conceitual. A partir de 2011, foram iniciados mais de 30 projetos voltados para aproximar o público da instituição, como shows, peças, cursos, palestras, debates, atividades infantis, concursos literários e a publicação de livros, revistas e um jornal de literatura mensal — o único produzido por uma biblioteca no país. Somou-se a isso a adoção de uma política de renovação do acervo, que já resultou na aquisição de mais de 20 mil livros.

Mais do que um lugar de pesquisa e empréstimo de livros, a Biblioteca Pública do Paraná se consolidou como um verdadeiro centro de cultura, convivência e conhecimento, por onde passam, diariamente, cerca de 2 mil pessoas. É o espaço cultural mais frequentado pelos curitibanos, segundo uma pesquisa feita em 12 capitais brasileiras. Outro levantamento, realizado pelo Grupo DataCenso com 300 usuários da BPP, acusou um índice geral de satisfação de 99% — ou seja, praticamente a totalidade dos frequentadores está muito satisfeita com os serviços prestados e o ambiente pós-reformas.

Fonte: Site da Biblioteca Pública do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas