Cine Passeio em pleno funcionamento











O Cine Passeio inaugurou há pouco tempo (27/03/19) na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, Centro, e penso que já pode ser considerado uma atração turística e um pólo de entretenimento e cultura importante para Curitiba.
Os espaços do antigo quartel foram brilhantemente ocupados, entregando à população duas belas salas de cinema (os antigos cinemas de rua Ritz e Luz), um terraço com uma bela vista do entorno e onde acontecem eventos e exibição de filmes ao ar livre.

O complexo tem no subsolo uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier, homenagem ao escritor, cineasta e criador da Cinemateca de Curitiba, falecido em 2008. Conta com uma sala multiuso (Estúdio Valêncio Xavier), com 110 lugares, também dotada de modernos equipamentos, com projetor móvel e tela retrátil.

No mesmo ambiente funcionará a Sala Video On Demand (VOD), que se refere ao consumo de conteúdo digital com escolha do usuário, como por exemplo Netflix e Amazon. Com tela 4K de 86 polegadas, o local possibilitará o acesso a diversos conteúdos digitais, com disponibilidade de 12 lugares.

No piso está instalada também a segunda unidade do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil criado para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores. Esta unidade terá como foco a economia criativa, o audiovisual e a inovação.

O segundo pavimento, onde também está a Sala Ritz, dispõe de uma área para cursos na área do audiovisual, com 90 lugares, que pode ser locada e utilizada por produtores independentes, parceiros estratégicos, com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec) e o Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná, e também pelo público em geral.

E complementando isso tudo, no térreo funciona uma excelente cafeteria, que trabalha com produtos selecionados da região de Curitiba (cafés, vinhos, cervejas artesanais e ótimas opções de doces e salgados).

Com área de 2.597 m², o Cine Passeio ocupa uma edificação histórica, classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), que foi totalmente restaurada e adaptada para receber as atividades culturais dentro do programa Rosto da Cidade. Originalmente, o prédio foi construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. Ele é de propriedade do município desde 2010, ano em que foi transferido para a Fundação Cultural de Curitiba.

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas