Curitiba 1886



Acho muito lindo esse prédio que fica na esquina da rua XV com a rua Monsenhor Celso. Desse ângulo a perspectiva fica ressaltada pela sequencia de portas e janelas que se repetem. No alto do prédio se lê o ano de sua construção: 1886.

Fiquei pensando o que teria acontecido em Curitiba nesse ano. Fiz uma breve pesquisa e achei algumas coisas, como por exemplo: o Passeio Público foi inaugurado nesse ano, bem como a chegada da primeira lâmpada elétrica na capital, acesa justamente no Passeio Público no dia 19 de dezembro, comemorando a instalação da Província do Paraná.

Achei também um jornal, edição 47 da Gazeta do Paraná de 1886, onde é possível ler uma matéria da Sociedade de Immigração de Curitiba a respeito de um ofício encaminhado ao ministro da agricultura. Para o senso comum dos dias de hoje, o conteúdo da matéria é bizarro e incrivelmente ofensivo, mas vendo tantas notícias de refugiados, crianças separadas dos pais e foto de pai e filha mortos ao tentar atravessar a fronteira americana ou solicitações de fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, fico pensando o quanto de fato evoluímos nesses 133 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas