De café à clínica






Esse casarão eclético que em tempos recentes já foi uma casa noturna e atualmente é uma das sedes do Hospital de Olhos, tem como destaque uma pintura na parede da varanda na entrada, que para mim lembra Morretes. Na fachada também, podemos encontrar no balcão do piso superior duas estátuas de cisnes.

Não encontrei a história dessa casa e sequer se ela é uma Unidade de Interesse de Preservação. Numa matéria da Gazeta do Povo sobre outra casa na Avenida Iguaçu, que também possui pinturas na varanda, o diretor do Patrimônio Cultural da FCC Marcelo Sutil comenta que esse tipo de construção era comum na cidade durante as primeiras décadas do século 20 e que merece ser preservada.

Se alguém souber algo sobre sua história, peço que compartilhe. O casarão fica na Alameda Augusto Stellfeld com a Rua Visconde de Nácar.

Comentários

  1. ¿Está haciendo esquina con Nunes Machado? Por las pinturas la recuerdo porque vivía en la misma acera. En aquellos años, los 60, estaba pintada de color rosa oscuro y era una vivienda particular. Para nosotros, los niños, era una casa que nos llamaba la atención por grande, lujosa y rodeada de jardín. Quedaba un poco alta con respecto a la calle, se veía poco. Pero desgraciadamente no tengo datos ni nadie a quien preguntar.
    Como siempre, un placer seguirte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Helena. A casa que refere é outra, que igualmente tem uma pintura nas varanda. Veja outra postagem sobre a Villa Campo Largo nesse link http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2017/05/um-pouco-da-historia-da-villa-campo.html

      Excluir
    2. Claro. Tienes razón. Le falta el jardín y parecía raro. Pero quiero situar esa también, porque la he visto muchas veces, seguro.

      Excluir
    3. Desculpe-me Helena, somente agora me dei conta que não informei a localização. O casarão fica na Alameda Augusto Stellfeld com a Rua Visconde de Nácar.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas