Igreja Presbiteriana de Curitiba




A primeira foto de hoje foi feita em janeiro desse ano, por isso vemos uma pequena rodinha de idosos colocando o papo em dia. As duas outras fotos são mais antigas ainda, mas as publico para que se veja mais de perto alguns detalhes dessa bela igreja presbiteriana que fica na rua Comendador Araújo, em frente ao Clube Thalia no centro de Curitiba.

Um pouco da história dessa igreja. No dia 01/11/1893 no salão à Rua Aquidaban (atual rua Emiliano Perneta) nº 6, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana de Curitiba, tendo como objetivos obter a sua individualidade jurídica e tratar da edificação de um templo no terreno adquirido em 20/12/1890 na rua Comendador Araújo.

Foram então apresentadas à Assembleia duas plantas de templos, sendo uma de autoria do engenheiro Ernesto Guarita e da Escola de Artes e Indústrias, e outra do construtor Carlos Neumann, sendo essa última a escolhida. Em fevereiro de 1894 iniciou-se a construção do Templo e apesar da revolução federalista e suas consequências, a obra continuou quase sem interrupção, embora com pouco pessoal.

Na fachada do Templo, no vértice superior, há uma Bíblia aberta, de mármore branco, com a inscrição: "A Palavra de Deus" e na parede dos fundos, há o letreiro, bem visível até hoje, com esta data: "A.D. 1895".

Em janeiro de 1896 o templo foi inaugurado e o primeiro culto no novo endereço foi realizado.

Fonte: Site da Igreja Presbiteriana de Curitiba

Comentários

  1. Consta que meu avô Pastor leigo de Imbituva Paraná Francisco Cardoso Marques ajudou a construir está Igreja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas