Nenhum sentimento é definitivo


Não faz muito tempo assistimos o filme Jojo Rabbit, um drama/comédia, cuja história é construída a partir de do ponto de vista de um garotinho durante a segunda guerra mundial, do qual gostei muito e que é fechado com o seguinte trecho de um poema de Rainer Maria Rilke:

Go to the limits of your longing.
Let everything happen to you: beauty and terror.
Just keep going. No feeling is final.

Geh bis an Deiner Sehnsucht Rand
Lass dir Alles geschehn: Schönheit und Schrecken.
Man muss nur gehn: Kein Gefühl ist das fernste.


Que poderíamos traduzir mais ou menos como:

Vá ao limite do seu desejo.
Deixe que tudo aconteça à você: beleza e terror
Apenas siga em frente. Nenhum sentimento é definitivo.


Curioso constatar que o filme e esse poema se aplicam ao momento no qual vivemos. Logicamente não estamos diante do terror que é uma guerra, mas nosso cotidiano e os nossos planos sofreram uma pausa violenta. Muita coisa vai mudar depois disso, certamente muita tristeza e luto virão, mas a vida seguirá seu curso e mais uma vez, a humanidade se adaptará. 

Logo que iniciei minha carreira como engenheiro na Telepar, trabalhei no Departamento de Planejamento, onde engenheiros muito experientes e vividos trabalhavam. Conheci figuras inteligentíssimas e impagáveis (Amílcar, Joacir, Tomelin, Alves, Cherubini e muitos outros). 

O Cherubini além de um super engenheiro, era um verdadeiro filósofo que volta e meia lançava suas pérolas. Uma delas não me esqueço nunca e que também se aplica ao momento atual: 

"Não há bem que sempre dure ou mal que nunca termine."

Na foto, o meu filho caminhava pelo trilho de trem no bairro do Hugo Lange.

Comentários

Postagens mais visitadas