Palacete Hauer da Rua 1º de Março





A foto de hoje fiz a partir do ônibus da Linha Turismo e mostra na esquina da rua Monsenhor Celso (antiga rua 1º de Março) com a Praça Borges de Macedo o Palacete Hauer, uma Unidade de Interesse de Preservação em estilo eclético, projetada por um arquiteto alemão, construído entre 1898 e 1901 pela família Hauer, imigrantes alemães que marcaram a vida cultural e econômica de Curitiba, sendo inclusive precursores da luz elétrica na capital. Não por acaso, um importante bairro de Curitiba foi batizado com seu sobrenome.

Me atendo ao prédio, esse por alguns anos foi sede da Casa Paulo Hauer, que segundo a legenda do postal “vendia uma grande variedade de ferramentas, cristais, louças, pratos e porcelana importada”. Sabe-se também que a Casa Paulo Hauer vendia bicicletas da marca Dürkop importadas da Alemanha e era grande o envolvimento de Paulo Hauer com o ciclismo, sendo parte da diretoria do Clube de Ciclistas, que já existia desde 1895.

Nos anos 40 o prédio foi adquirido pelo comerciante Francisco Frischmann, que ali instalou o tradicional Frischmann’s Magazine, loja principalmente de roupas que operou no local até 2006 e era conhecido pelo apelido “o amigão” por conta de suas campanhas publicitárias. Em 1974 o prédio passou por uma grande reforma conduzida pelo empresário Maurício Frischmann, que inspirado por uma viagem à Europa, livrou as fachadas de enormes placas que escondiam parcialmente a beleza do prédio, instalando simpáticos toldos nas 64 janelas. Nessa época foi instalado um elevador panorâmico em vidro, o segundo no Brasil. Em 2006 devido aos altos custos operacionais, o Frischmann’s Magazine encerrou suas atividades nesse prédio, concentrando-se em lojas menores. O prédio foi alugado e hoje é ocupado pela Riachuelo.

As imagens antigas aqui publicadas foram obtidas em sites de leilões de cartões postais antigos do Brasil.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas