Lala integrada


Quando foi inaugurada na Praça Santos Andrade em 31/03/2012, a estátua em homenagem à Lala Schneider, obra da artista plástica Maria Inés di Bella, causou certa estranheza por vários motivos. Não tem as características das outras estátuas da praça (bustos clássicos, sérios), trata-se de uma máscara sorridente, remetendo ao teatro. Não está voltada para a universidade (os companheiros de praça eram em sua maioria, professores da UFPR), Lala está voltada para o Guaíra. E além disso, a estátua tinha um tom dourado e seu pedestal era bem claro, destacando ainda mais a sua presença.

Passados 8 anos, a estátua ganhou aquele tom esverdeado comum que as outras estátuas possuem, o pedestal ganhou aquela camada de pó, poluição e tempo que as outras acumularam, enfim, integrou-se à paisagem, ao verde das árvores e ao tom do piso. Até vizinhos de pedestal ela perdeu, já que esses foram se esconder no Memorial de Curitiba. 

Lala Schneider, nasceu em Irati (PR) em 23/04/1926, era conhecida como a primeira-dama do teatro no Paraná e já foi considerada uma das cinco melhores atrizes do Brasil, tendo atuado em teatro, televisão e cinema. Trabalhou também como diretora e professora de interpretação.

Ao longo dos seus 57 anos de carreira, Lala fez inúmeras montagens e ganhou dezesseis prémios, entre eles o Troféu Gralha Azul na categoria melhor atriz, em 1984-1985 (por "Colônia Cecília") e em 1992-1993 (por "O vampiro e a polaquinha").

Em 1994 foi homenageada com a inauguração de um teatro em Curitiba com o seu nome, o Teatro Lala Schneider. Faleceu em Curitiba em 28/02/2007, sendo velada com honras no Teatro Guaíra.

Comentários

Postagens mais visitadas